O Tango ao serviço da Saúde
O impacto das emoções sobre o corpo é cada vez mais investigado pela comunidade científica. Ter uma vida social ativa, receber e dar abraços, realizar atividades de lazer, são alguns dos fatores que incentivam a produção de dopamina, oxitocina e serotonina, também conhecidas como as hormonas da felicidade.
Como já foi expresso por vários especialistas da área da psico-neuro-imuno-endocrinología (PINE) quando as emoções são produzidas, libertam-se químicos que resultam em alterações na nossa fisiologia e que podem produzir, provocar ou estimular a maioria dos sintomas ou doenças que sofremos. Portanto, uma mente saudável e feliz tenderá a gerar uma sinergia, com a medicina tradicional, para superar uma doença e melhorar a qualidade de vida.
A TangoTerapia faz uso da dança do Tango Argentino como uma terapia complementar para trabalhar essas alterações da saúde física, mental e emocional. Esta dança, pela sua natureza sentimental e o contato contínuo, cria uma empatia entre o par e faz com que a pessoa se sinta compreendida, gerando um estado de bem-estar, enquanto aumenta a auto-estima.
BENEFÍCIOS GERAIS DO TANGO
-
A autoconsciência aumenta.
-
Melhora a agilidade e o equilíbrio.
-
Melhora a ligação com o outro e encoraja a empatia.
-
O tango nos une num abraço e através desse contato promove-se a libertação de dopamina.
-
Trabalha o improviso, quebra automatismos e exige concentração no presente.
-
Promove a criatividade.
-
Requer soluções partilhadas e trabalho de equipa.
-
Desenvolve a comunicação, a coordenação e a habilidade.