top of page

Programa RE-CONETAR

Pos-Covid-19

Re-conectar

RE- CONECTAR trata-se de um programa que procura diminuir o impacto da pandemia Covid-19 nas nossas vidas, estimulando-nos a voltar ao contato connosco e com os outros.

A pandemia trouxe consigo e em grande velocidade, efeitos negativos não só para a saúde física, mas também para a nossa saúde mental e emocional. Todos fomos forçados a uma reorganização geral das nossas vidas. Sem nunca esquecer os idosos, que ficaram fisicamente isolados, as pessoas com doenças crônicas que tiveram de interromper ou adaptar suas terapias de reabilitação, os que perderam família ou amigos, os que perderam o emprego, ou os que tiveram que continuar a trabalhar sobe uma pressão muito elevada e em condições de risco.

Esses fatores, a constante incerteza, a crise mundial, o excesso de (des)informação, aumentaram o medo e a ansiedade gerando uma diminuição da qualidade de vida. Em termos gerais, a crise socioeconômica traz consigo fenômenos psicológicos complexos.

Embora não possamos alterar a nova realidade e a consequente crise que se agrava, podemos colaborar, disponibilizando ferramentas que nos ajudem a enfrentar este processo de forma mais saudável. Essas ferramentas permitirão aumentar a a capacidade de resiliência, gerir melhor as emoções, ter confiança e criatividade guiando-nos para a ação. Além disso, vamos trabalhar juntos para recuperar a empatia e o contacto, incorporando hábitos saudáveis ​​que nos ajudem a mantermo-nos física e mentalmente estáveis.

RE-CONECTAR é um programa que visa ajudar a diminuir o impacto que a pandemia Covid-19 deixará num futuro. Estamos convictos que para superar esta crise, só através de uma cooperação efetiva entre todos. O foco devera estar nas ações que colocam a saúde das pessoas no centro das políticas públicas, promovendo o bem-estar e atuando principalmente nos setores mais vulneráveis.

O programa RE-CONECTAR pretende, através de aulas regulares e workshops interdisciplinares, trabalhar com os setores mais  vulneráveis da sociedade:

  • Re-conectar jovens e crianças: para fazer face as necessidades das novas gerações, reforçando a intervenção com as famílias, aumentando a confiança e incentivando uma educação positiva num contexto de desenvolvimento saudável.

  • Re-conectar senior: retomando hábitos saudáveis de exercícios físicos e mentais, colaborando com às terapias de reabilitação, trabalhando a motivação  e voltando a sociabilizar, valorizando aspectos emocionais. 

  • Re-conectar social: abordando problemáticas sociais, transtornos de stress laboral, ansiedade, violência, aprendendo a incorporar hábitos saudáveis e utilizar os nossos recursos pessoais para seguir em frente. 

bottom of page